No encontro realizado na manhã desta quinta-feira (04) em Santa Maria da Vitória, tomaram posse no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente, o sr. Antônio Márcio, como membro titular, representando o Distrito de Irrigação Formoso e Ervino Kogler, membro suplente, representando o Sindicado dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa.
Com isso, o DIF e Sindicato passam a deliberar, junto com os outros conselheiros, representantes do Poder Público, da Sociedade Civil e Usuários da Água, sobre os assuntos ligados ao uso água na região como as outorgas e o seu uso continuado, além de vários outros temas.
A expectativa dos representantes do DIF é contribuir com formas de preservar e fazer um bom uso da água do Rio Corrente, como reforça Ervino. Ele explica que “como usuários da água, também nós temos a obrigação de preservar e usá-la de forma racional”.
Animado com a oportunidade de representar o DIF no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente, sr. Antônio Márcio, comemora a oportunidade de defender o “nosso principal combustível” de produção.
“Participar do Comitê é ter a oportunidade de defender a água do Rio Corrente, que é o principal combustível do desenvolvimento e produção do DIF.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente é tem por finalidade realizar a gestão dos recursos hídricos da bacia e deve desenvolver ações com o objetivo de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável.
O direito ao voto e a decisão sobre as propostas e projetos apresentados é das entidades ou usuários que fazem parte do Comitê. Mas todo cidadão ou instituição pode ter acesso livre as reuniões.