O Distrito de Irrigação Formoso realizou na última terça-feira (06) às 9h, no Auditório do Distrito – na Vila do Setor 33, Projeto Formoso, a sua Assembleia Geral Ordinária para deliberar sobre a prestação de contas do exercício financeiro de 2021, a eleição dos membros do Conselho Fiscal para o exercício de 2022/2023, e discutir propostas de alterações do Estatuto Social.
Foram convidados todos os Produtores do Perímetro Formoso – Setores “A e H” e tiveram o direito a voto ou ser votado, e participar nas demais deliberações os Produtores (sócios) adimplentes. Sendo 569 nessa condição.
A assessoria contábil realizou a apresentação da prestação de contas do exercício de 2021, posteriormente foi submetida uma alteração no estatuto sendo aprovado pelos produtores presentes, com a finalidade de adequar o Estatuto Social a nova realidade do DIF. Todas as dúvidas dos presentes foram sanadas.
O setor contábil apresentou os detalhes da Demonstração do Resultado do Exercício – DRE e do balanço patrimonial. Atestando que, graças à otimização de diversos trabalhos no Distrito, os números vêm melhorando ano após ano.
Fala de um produtor
O membro do Conselho Fiscal e produtor do Formoso, destacou que a assembleia foi muito positiva. Onde o Distrito apresentou a prestação de conta para os seus associados, tiveram a presença do departamento jurídico e assessoria contábil que de maneira muito clara e transparente passaram todas as informações das despesas e resultados do Distrito de Irrigação.
“Nós precisamos saber como está a empresa, nossa associação (DIF). Então isso para nós como produtor foi muito importante. O Distrito é um grande parceiro do nosso sindicato e temos que trabalhar sempre juntos”.
Mudança no Estatuto
Com a presença de representantes da CODEVASF, o estatuto do Distrito sofreu uma alteração “para flexibilizar e facilitar o acesso de todos os produtores na constituição de novas chapas pra concorrer a diretoria e a cargos, pra dar mais oportunidade pros produtores todos poderem participar em futuras constituições de chapas pra administrar o e fiscalizar o Distrito”, ressaltou Antônio Marcio (presidente do conselho Administrativo).
Ele também destacou o profissionalismo com que o Distrito é gerido. “O que ficou muito claro é a forma profissional que o DIF vem sendo administrado. Temos que registrar o devido reconhecimento para a equipe de colaboradores. São excelentes profissionais e realmente estão fazendo a diferença na administração do Distrito de Irrigação”.
Já o presidente do Conselho Fiscal, Breno Sardinha, destacou a importância da realização da assembleia e do compromisso do conselho com transparência, já que a apresentação e apreciação das contas do exercício de 2021 deixou evidente que o DIF cumpriu com eficiência as atividades desenvolvidas no período, cumprindo com rigor o estatuto.
Como um dos maiores produtores de frutas do país o Distrito de Irrigação Formoso tem se consolidado como exemplo de gestão, também reconhecido pela CODEVASF. O profissionalismo no DIF e seus investimentos estão possibilitando que Formoso seja referência em administração e produção. Gestão transparente e participativa, investimentos em tecnologias, uso eficiente dos recursos naturais, qualificação dos seus profissionais e a contribuição com o desenvolvimento da região são marcas do Conselho junto com os produtores associados e colaboradores.