A produção de frutas no perímetro Irrigado do Projeto Formoso, mesmo diante da crise causada pela pandemia da Covid-19, continua se destacando na geração de renda. Solidificado pela produção de banana, além do mamão e cítricos, o perímetro irrigado é referência no país.
Localizado no interior de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, a área contribui na geração de renda para toda região, e com a divulgação de uma licitação no último dia 21 de janeiro pela 2ª Superintendência da Codevasf de Bom Jesus da Lapa, com a disponibilização de novos lotes agrícolas, tem gerado interesse de investidores de várias partes do país, segundo o Superintendente da 2ª SR, Harley Xavier.
“A busca é justamente pelo fato do perímetro irrigado ser umas das principais áreas de produção de frutas do país, com destaque para a banana, e ter toda uma estrutura pronta para produzir, com água e energia elétrica, além da segurança jurídica para os investimentos”, destacou Herley.
A Codevasf está ofertando um total de 461,9680 hectares irrigáveis do Projeto Público de Irrigação Formoso. O preço mínimo por hectare para áreas irrigáveis estabelecido no edital da licitação é de R$ 10.136,42.
A licitação será realizada de forma presencial na sede da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa, no modo de disputa fechada, com regime de execução por preço unitário e critério de julgamento pela maior oferta. E o recebimento da documentação e da proposta de compra do lote ocorre no próximo dia 24 de fevereiro.
O perímetro de irrigação do Projeto Formoso tem 19.500 hectares, com 8.700 hectares utilizadas para a plantação de banana, e é vinculado a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). Sendo administrado pelo Distrito de Irrigação Formoso, entidade privada sem fins lucrativos, constituída por todos os irrigantes da área, sendo responsável pelos serviços de operação e manutenção de todo Perímetro Irrigado.