Na última semana, mais um grupo de estudantes, desta vez do Colégio Monsenhor Turíbio Vilanova de Bom Jesus da Lapa, estiveram visitando o Perímetro Irrigado do Projeto Formoso, considerado como uma referência nacional na produção de banana. Lá apresentaram ao Distrito de Irrigação Formoso (DIF), o projeto: Energia Renovável por meio dos Resíduos da Banana.
A pesquisa está sendo desenvolvida pelos estudantes Gleison Ribeiro Gomes, Breno Ítalo de Souza Silva, Eduardo de Almeida Bezerra, Thiago de Souza Silva e Henrique Emanuel Ribeiro da Silva, sob a orientação da professora Eliane de Souza Falcão, e tem por base a geração de energia renovável por meio dos resíduos da banana no Perímetro do Projeto Formoso, no município Bom Jesus da Lapa. Com isso, investiga-se a viabilidade técnica e econômica da utilização dos resíduos da banana na produção da energia renovável, avaliando o potencial energético dos resíduos, e as tecnologias disponíveis para sua transformação.
O processo tem como fundamento a energia gerada a partir da biomassa, através da combustão dos resíduos, gerando assim, energia limpa, alternativa, e de baixo custo para os produtores.
Os alunos foram recebidos pelo Gerente Executivo do DIF e pela responsável do setor de Recursos Humanos.
Os custos com energia elétrica representam uma parcela significativa das despesas na produção das frutas. Por isso, ideias e alternativas que possibilitem economia nos custos, com a produção e uso de uma energia mais barata, limpa e sustentável conta com o apoio do DIF.