A Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, realizou no último dia 09 de novembro, no auditório da Superintendência Regional uma importante reunião para apresentação do Projeto de Introdução e Avaliação de Culturas Alternativas para áreas irrigadas nos perímetros da 2ª Superintendência Regional, principalmente nos perímetros Formoso e Ceraíma e as tratativas para implantação da Rota da Fruticultura nos municípios da área de abrangência da Superintendência. Esteve presente no evento o Professor Paulo Roberto Lopes da Embrapa Semiárido e o Assessor do Ministro do Desenvolvimento Regional, Aldo Dantas.
Na primeira parte da reunião, o professor Paulo Roberto apresentou os resultados alcançados com o mesmo projeto de novas alternativas nos perímetros de Petrolina. Lá foram implantadas com êxito as culturas que somente são produzidos em climas temperados, como Pera, Maçã e Caqui.
O professor Paulo Roberto enfatiza o apoio dado pela Codevasf para que essa diversificação de culturas aconteça nos perímetros irrigados.
O produtor do Projeto Formoso e Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, Ervino Koegler, comenta sobre a iniciativa da Codevasf e das parcerias para a diversificação de culturas.
Outro importante tema tratado foi a Rota da Fruticultura, onde as culturas da família das spondias, com o umbu cajá, ciriguela, umbu gigante e outros devem ser estruturados com os municípios em áreas de sequeiro e irrigadas para produção dentro do projetos da Rota da Fruticultura, inclusive com a verticalização e industrialização com a produção de polpas.
Aldo Dantas, Assessor do Ministro do Desenvolvimento Regional, ficou muito satisfeito com o resultado da reunião e informou que não medirá esforços para que a Rota da Fruticultura e os recursos sejam disponibilizados.
Estiveram presentes no evento diversos secretários municipais de Agricultura, como de Sítio do Mato, Paratinga, Ibotirama, Riacho de Santana e Guanambi.
O secretário de agricultura de Paratinga, Orlando Pereira de Souza, demonstra a importância da implantação da Rota da Fruticultura para a geração de emprego e renda para os municípios.
Depois do evento, o professor Paulo Roberto, o Assessor Aldo Dantas, a representante da Diretoria de Irrigação da Codevasf, Andrea Raquel, técnicos da Codevasf e produtores visitaram as possíveis áreas onde poderão ser implantadas as áreas experimentais.
O Superintendente Regional, Harley Xavier, um dos entusiastas e articulador da reunião informa que o evento é uma luta antiga dos produtores da região, tanto das áreas irrigadas, como do sequeiro.
Com informações da Assessoria de Comunicação 2º SR da Codevasf