Uma comitiva do Perímetro Irrigado do Projeto Formoso, composta por representantes do Distrito Irrigado Formoso(DIF), Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, Banana da Bahia e Frutas Oeste participaram da da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, com o objetivo de conhecer novas experiências tecnológicas e fortalecer laços com outros produtores do Oeste da Bahia e órgãos que desempenham um importante papel na promoção de projetos e ações de interesse dos produtores rurais da região.
Um outro ponto que motivou a presença da comitiva do DIF no evento em Luís Eduardo Magalhães foi a busca de experiência para elaboração de uma feira semelhante em Bom Jesus da Lapa.
A comitiva também esteve em visita aos perímetros irrigados Nupeba e Riacho Grande, no município de Barreiras, acompanhando o andamento da cultura do cacau a pleno sol, desenvolvida na área.
De acordo com o Presidente do Conselho Administrativo do Distrito Formoso(DIF), o Sr. Antônio Márcio, diante das dificuldades vivenciadas pelos produtores do Projeto Formoso, da Bahia e do país, causadas pela pandemia e também da guerra na Ucrânia, quem está na linha de frente precisa buscar algumas alternativas. Ele destaca que foi feita uma visita no Projetos Públicos de Irrigação Nupeba/Riacho Grande, localizado no Polo de Desenvolvimento de Barreiras, onde os produtores estão fazendo o uso de alta tecnologias na produção de banana e agora estão fazendo um experimento com a plantação de cacau. “E como nós precisamos de diversificação no Perímetro Formoso, o nosso intuito foi visitar essa região para que a gente avaliasse culturas diferentes”.
Já na Bahia Farm Show , o presidente do DIF afirmou que participou de reuniões com autoridades e visitou diversos stands, e também teve o prazer de visitar o stand da dona Rita que estava representando os pequenos produtores do Projeto Formoso. “Ficamos muito felizes com o trabalho que ela estava apresentando na feira e levando o nome do Projeto. Também nos reunimos com diversas autoridades, onde falamos das nossas dificuldades e das alternativas.
Ainda de acordo o Sr. Antônio, um dos motivos principais da participação dos representantes do Projeto Formoso e região na Bahia Farm Show, foi pensar na realização de uma feira no município de Bom Jesus da Lapa, o modelo do evento realizado em Luís Eduardo Magalhães. “Que é uma feira técnica, onde possamos trazer empresas e especialistas que possam apresentar conhecimentos técnicos.
Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, Sr. Ervino Kogler, a visita no Projetos Públicos de Irrigação Nupeba/Riacho Grande e a participação na Bahia Farm Show foi uma missão técnica e institucional que a comitiva fez. “Visitamos a empresa de mudas Biobrasil e as fazendas de produção de cacau – é uma nova cultura que estão desenvolvendo lá, muito interessante.
Ainda de acordo o Sr. Ervino, o Sindicato está avaliando a possibilidade de incentivar plantio de áreas da cultura cacau na região de Bom Jesus da Lapa. E destacou ainda, que durante a participação na Bahia Farm Show , a comitiva visitou várias empresas, instituições financeiras, além da FAEB – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia e da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, onde foram realizadas várias reuniões e apresentado muitas demandas do setor produtivo de Bom Jesus da Lapa. “Com certeza muita coisa boa ainda vai vir. Foi uma missão realmente muito produtiva para o Projeto Formoso, e com certeza vai trazer muitos benefícios para os produtores”.
A Bahia Farm Show é a maior feira de tecnologia agrícola do norte e nordeste do país e a terceira maior do Brasil, e foi realizada entre os dias 31 de maio e 4 de junho. O evento ainda destaca a importância econômica do Oeste baiano.