Responsável por grande parte da produção de banana e outras frutas no Brasil, o Distrito de Irrigação Formoso(DIF, localizado na zona rural de Bom Jesus da Lapa, continua mantendo os serviços essenciais para o funcionamento da atividade agrícola. Mesmo em meio ao cenário de pandemia de Covid-19. A principal função do DIF é fornecer água aos produtores rurais do Perímetro.
O presidente do Conselho Administrativo do Distrito de Irrigação Formoso(DIF), Sr. Antônio Márcio, demonstrou a preocupação de que a instituição possa assegurar que a fruticultura seja minimamente afetada pela pandemia, garantindo assim o pleno funcionamento da distribuição de água aos lotes do Perímetro, como também a preocupação com a saúde dos colaboradores. Por isso, foram tomadas atitudes necessárias para não colocar em risco a saúde dos funcionários, que continuam trabalhando na manutenção e na operação do Perímetro.
Na sede do DIF, o uso do álcool em gel é feito diariamente entre os trabalhadores. Além disso, estão em isolamento social todos os funcionários que fazem parte do grupo de risco, e continua com o atendimento pessoal ao público, adotando todas as medidas de segurança, e o serviço via telefone. Para as demandas de serviços e intervenções de ordem corretiva, manutenção e outras ações continuam sendo executadas pelo DIF, mesmo com uma equipe reduzida. Há uma equipe específica atuando em campo para manter o sistema em pleno funcionamento.
O representante do DIF voltou a destacar, que o setor produtivo não pode parar, já que a população precisa se alimentar, mas precisa ter muita responsabilidade em não deixar o coronavírus ir pro campo. Como não receber visitas externas na propriedade, e seguir todos os protocolos junto aos funcionários nesse período, especialmente com os motoristas dos caminhões que entram no perímetro.
Com a mesma atenção e cuidados está operando o produtor de banana do Perímetro Irrigado do Projeto do Projeto Formoso, que adotou algumas medidas preventivas no combate ao Coronavírus.
A rotina mudou, mas a produção continua, e agora com cuidados redobrados. Os produtores estão tomando uma série de cautelas. De acordo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, Ervino Kogler, o momento é de dificuldade, mas os produtores precisam enfrentar, já que o alimento precisa ser produzido.
Ele destaca que foi reduzida a quantidade de pessoas nos ônibus que levam os trabalhadores para o Perímetro, e os mesmos estão mantendo as atividades mais afastados um dos outros. Além da orientação de lavar as mãos com frequência e disponibilização de álcool em gel na propriedade.
O presidente do Sindicato afirma que a situação não tem sido fácil para o produtor, já que os mesmos já começam a ter dificuldade para comprar insumos, e o preço do produto subiu muito em função do dólar. “A gente estava superando uma crise, e agora que as coisas estavam melhorando um pouco, entrou esse coronavírus”, lamentou.
Ervino finaliza sua fala, frisando que o cenário é de dificuldade, só que o produtor não pode perder a esperança de dias melhores, “já que acreditamos que isso vai passar, e os produtores poderão voltar a rotina normal. No entanto, enquanto isso, mesmo com os desafios, os produtores não podem deixar faltar alimento para as famílias”.
O Perímetro Irrigado Formoso foi implantado em Bom Jesus da Lapa pelo Governo Federal, através da CODEVASF entre os anos de 1980 e 1990, sendo gerido pelo Distrito de Irrigação Formoso, uma associação sem fins lucrativos, formada por todos os empresários rurais e proprietários de lotes agrícolas dentro do Perímetro Irrigado. E tem em média 1.124 irrigantes produzindo banana e outras frutas, como mamão e cítricos, gerando juntos uma média de 10 mil empregos diretos.