O Distrito de Irrigação do Formoso em Bom Jesus da Lapa comemorou nesta semana o seu aniversário de 35 anos de criação em 2023. Sua história é construída com muitos desafios superados, contas saneadas, administração transparente, participação ativa dos produtores, parcerias e uma visão de futuro que faz com o DIF se torne cada vez maior e sustentável.
O DIF faz aniversário e a sua diretoria, junto com os produtores, têm o sentimento de que está no caminho certo. Além de ser um dos maiores produtores de frutas do Brasil é também responsável pela geração de mais de 20 mil empregos, entre diretos e indiretos em toda a região.
A comemoração oficial foi realizada na manhã desta segunda-feira(20/11), na Sede do Distrito, com muitas homenagens e reconhecimentos aos produtores, colaboradores e conselheiros que fazem parte da história de superação e sucesso do DIF.
O primeiro convidado a fazer o uso da fala foi o senhor Jason Alves Barbosa, que foi o primeiro presidente do Conselho Administrativo do DIF, e falou sobre os desafios encontrados no início da criação da associação e da implantação dos primeiros produtores no Perímetro Irrigado Formoso. Ele lembrou que o início de implantação dos primeiros colonos não foi fácil, já que não existia nenhuma estrutura de moradia ou plantações.
O ex-presidente destacou o quanto o Projeto Formoso cresceu, e como as ações da Codavasf em parceria com DIF fizeram e fazem a diferença para que o Perímetro Irrigado se tornasse uma referência na produção de fruta, se tornando um dos maiores produtores de banana do Brasil.
O atual Presidente do Conselho Administrativo do DIF, o senhor Antônio Márcio Rodrigues, reconheceu e agradeceu a Jazon pelos primeiros passos, e todos os produtores pelo trabalho e aos colabores que ajudam o DIF a realizar um grande trabalho. Ele destacou que a parceria entre o Distrito e a Codevasf é de fundamental importância para o sucesso do trabalho realizado no Perímetro Irrigado.
Seu Antônio fez um breve relato desde 2008, quando ele e mais um grupo de produtores preocupados com o Projeto Formoso resolveram assumir a gestão do DIF, e que mesmo diante de muitos desafios, mesmo sem água e sem energia, devido a falta de pagamento, conseguiram recomeçar e assim construir um novo projeto de gestão no Distrito, que passou a ser referência para os Perímetros Irrigados da Codevasf, dando segurança jurídica ao perímetro, e tornado o trabalho junto com seus associados (produtores rurais), funcionários e parceiros reconhecido e cada vez mais forte.
Além de agradecer a todos os produtores pela trabalho e a parceria do Sindicato, Frutas Oeste, Sebrae, Senar, Embrapa e Codevasf, o presidente cobrou maior atenção com com o perímetro Irrigado por parte do Governo Estadual, Governo Municipal e Federal, considerando a importância econômica do Formoso. O presidente Antônio Márcio finalizou a sua fala destacando a importância do fortalecimento da união e do associativismo entre os produtores.
Ady Santos de Oliveira, que é vice-presidente do DIF e presidente da Fruta Oeste, destacou que o evento apresentou uma memória do que foi e o que é o Projeto Formoso hoje, e destacou que o perímetro e o Distrito evoluíram muito, no entanto continua com muitos desafios. Ele afirmou que não foi por acaso que o Projeto Formoso assumiu o posto de maior produtor de banana do Brasil, foi com muita luta e trabalho árduo de todos os produtores e a boa gestão do DIF.
O vice-presidente destacou que cada produtor tem a sua história e contribuição para o crescimento do Formoso, que tem uma grande riqueza, com muitas oportunidades para quem quer prosperar.
O presidente do Conselho Fiscal do DIF, Breno Sardinha Wanderley destacou que muitos produtores passam pelos conselhos, e o fator mais importante desse trabalho é a contribuição pensando no coletivo. Ele frisou, que nos 35 anos de história do DIF, todos que passaram pelo Distrito contribuíram para o sucesso do DIF, deixando um pouquinho da sua marca.
O Gerente Executivo do DIF, Enderson José de Souza, afirmou que é impossível descrever a importância do Perímetro Formoso e o papel que o DIF tem junto com os produtores no processo de sucesso do formoso. Ele falou um pouco da história e dos investimentos feitos no Perímetro, mostrando algumas imagens da estrutura gerida pelo DIF, mostrando com dados o crescimento da implantação de novos lotes e da produção de frutas, gerando emprego e renda.
Na oportunidade, Enderson agradeceu todos os produtores, colaboradores, parceiros e a Codevasf pela parceria.
Representando a Codevasf, o engenheiro Anderson Machado Santos, destacou que todo mundo que passa pela 2ª SR sai uma pessoa melhor, porque aprende muito com o Formoso, que é o perímetro irrigado visto como um dos mais estruturados, já que a gestão do DIF funciona como uma empresa, com a organização de vários setores, e trabalhando de forma técnica e planejada.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, Ervino, Teobaldo Kogler destacou que os produtores têm muito a comemorar, já que a gestão do DIF é referência nacional, e a Codevasf reconhece a gestão da associação como uma das melhores. Ele frisou, que o exemplo de sucesso é fruto da luta de todos os produtores que fazem parte da Construção do DIF, e que deram sua contribuição.
Seu Ervino destacou que é o trabalho de pessoas como o presidente do DIF, Antonio Marcio, junto ao produtor, que faz a diferença para que o projeto aconteça. E na oportunidade ele parabenizou o atual presidente pelo grande trabalho e dedicação.
No final do evento os colaboradores com mais de 30 anos de trabalho prestado ao DIF, os membros do Conselho Fiscal e do Conselho Administrativo receberam uma homenagem com a entrega de uma placa personalizada. Foram homenageados o sr. Jason Alves Barbosa, Primeiro Presidente do Conselho Administrativo; representando os Produtores, o Vice-Presidente do Conselho Administrativo, Ady Santos Oliveira; Conselheiro Júlio Cesar Pinheiro de Souza; Conselheiro Olavo Lourenço Dantas; Conselheiro Ervino Teobaldo Kogler; Conselheiro José Sabino da Silva; Presidente do Conselho Fiscal Breno Sardinha Wanderley; Conselheiro Paulo Roberto Jantsch; Conselheiro Edmarques Farias Ferreira; Conselheiro . Rodrigo Rodrigues Zica; Conselheiro Rodrigo Andrade Teixeira. Representaram os colaboradores do DIF José Martins Araújo Soares, Denivaldo Antônio de Brito e Flávio Ferreira da Mata.
O Gerente Execultivo do DIF, Enderson fez a entrega da placa ao presidente administrativo, Antônio Márcio Rodrigues, que encerrou o evento que ficará registrado na história do Distrito de Irrigação Formoso.
Perímetro Formoso
O perímetro Irrigado Formoso possui uma estrutura fundiária de 19.500 hectares, sendo 12.100 irrigáveis. A infraestrutura é basicamente composta por uma malha viária de 300 km de estradas, 87 km de canais de distribuição, drenos com extensão superior a 150 Km, 30 estações de bombeamento sendo 2 captações e 28 estações de recalques com uma carga instalada de 12 MW de potência.
Ao todo são 1.167 lotes agrícolas no qual desses quase 950 são áreas de pequenos produtores com cerca de 4 a 8 hectares. A banana representa cerca de 85% da área implantada e a produção em toneladas ano supera os 250.000 t com um valor bruto superior a 400 milhões. E toda gestão da área é feita pelo Distrito de irrigação formoso.
O DIF tem como missão administrar a infraestrutura de uso comum do perímetro formoso até as tomadas parcelares dos usuários fornecendo aos associados uma gestão equitativa, eficiente e econômica. Com as principais funções captar água do rio e aduzir aos lotes agrícolas, fazer a operação e manutenção da infra e administrar o perímetro.
A composição do DIF é feita por uma assembleia geral, conselhos de administração, fiscal e executivo. Possui como fonte de receitas a tarifa K2 sendo dividida em fixo e variável. A gestão é feita por instrumento de delegação com a Codevasf.
O que demonstra o ponto forte é o associativismo entre os produtores. fatores importantes favorecem o perímetro como o clima o solo a localização geográfica e principalmente a água.