O Distrito de Irrigação Formoso, a partir deste mês de julho, passa a ter uma cadeira como titular no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente, onde são deliberados vários assuntos referentes ao uso água na região, outorgas, entre outros pontos de discussão. A inclusão do Distrito ocorreu durante reunião do CBH desta quinta-feira (15). O Sindicato Rural de Bom Jesus da Lapa também compõe o CBH como suplente.
Localizado no Formoso em Bom Jesus da Lapa, o DIF é um dos maiores produtores de frutas do país e também tem um foco no viés social com o uso racional dos recursos naturais. O uso da água de forma eficiente e sustentável é levado a sério.
Ervino Kogler, presidente do Sindicato Rural: “Contribuir com formas de preservar e fazer um bom uso da água”
Para o presidente da categoria, Ervino Kogler, “foi um dia muito bom pra nós, um dia muito importante. Nós conseguimos pela primeira vez, uma cadeira fixa, onde o Distrito de Irrigação é o titular e o nosso Sindicato Rural é o suplente. Então nós conseguimos essa cadeira para contribuir com formas de preservar e fazer um bom uso da água. Nós somos usuários da água, mas também temos a obrigação de preservar e usar de uma forma racional. Então nós vamos participar desse Comitê da Bacia do Corrente, levar nossas ideias e participar junto com os demais”, concluiu.
Presidente do DIF comemora oportunidade de defender a água do Rio Corrente: “nosso principal combustível”
De acordo com o presidente do Conselho de Administração Distrito de Irrigação Formoso, Antônio Márcio, participar do Comitê é ter a oportunidade de defender a água do Rio Corrente, que é o principal combustível do desenvolvimento e produção do DIF. “Temos o Rio Corrente, onde corre o nosso principal combustível para o Projeto Formoso e região e temos uma preocupação muito grande, pois estamos localizados no final do Rio Corrente, que deságua no Rio São Francisco”, disse.
“Precisamos participar desse Comitê para ter uma palavra em defesa do nosso Rio Corrente e apresentar estratégias para sempre termos o nosso rio. Agradeço aos nossos produtores e ao sindicato por estar com a gente e dizer que essa defesa é porque nos preocupamos muito com esse combustível que é a água do nosso Rio corrente. A nossa água é nosso principal combustível”, concluiu.
Além do Presidente do DIF e do Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, a reunião também contou com a presença do Gerente Executivo do DIF Enderson José.
Com sede na cidade de Santa Maria da Vitória, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente é formado por representantes do poder público, sociedade civil e usuários de água, e tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável.
Os principais rios que integram a Bacia são: Corrente, Correntina, Formoso, do Meio, Arrojado, Guará, Mutum, dos Morinhos, das Éguas, Santo Antônio, Arrojadinho, Pratudão, Pratudinho, dos Angicos, das Cauans; os Riachos do Mato, Galho Grande, Baixão das Cordas, do Vau, da Onça, dos Três Galhos, Santana; os Córregos do Ribeirão, Barreiro; Veredãozinho, Veredão ou Ponta DÁgua e Vereda do Bonito.