O Distrito de Irrigação Formoso(DIF) realizou na manhã de terça-feira, 15 de fevereiro, a Assembleia Geral Ordinária para deliberar sobre o reajuste da tarifa K2 Fixo. Elemento que compõe a tarifa de água dos lotes irrigados do perímetro.
A reunião foi aberta para todos os usuários, sendo realizada no auditório da Sede Administrativa, e foi conduzida pelo Presidente do DIF, o Sr. Antônio Márcio e membros do Conselho Administrativo, Ervino Kogler, Ady Santos, Julio Cesar e Olavo Lourenço. A assembleia também contou com explanação do Gerente Executivo Enderson José.
Após apresentação e discussão, foi aprovada a proposta de reajuste em 10,06% que passa a vigorar a partir da tarifa com vencimento em 20 de março do corrente ano. o reajuste corresponde apenas a correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano de 2021.
A tarifa K2 é a principal fonte de receita do Distrito e é dividida em duas modalidades: K2 Variável que é cobrada mensalmente sobre o volume de água fornecida para irrigação. K2 Fixo que é cobrada mensalmente sobre a área irrigável do lote agrícola, ou seja, cobrada por hectare. Sendo esta última, reajustada para 10,06% do valor atual.
A tarifa K2 é submetida anualmente através de plano operativo aos representantes dos irrigantes e posteriormente para aprovação da CODEVASF.
O Distrito de Irrigação Formoso tem trabalho para buscar a sua eficiência energética. Isso permite que o Formoso tenha uma das menores taxas de energia para os irrigantes entre os Perímetros da Codevasf. É um trabalho que conta com o apoio dos produtores e que continuará neste ano.