O Distrito de Irrigação Formoso (DIF) em Bom Jesus da Lapa, contratou cinco jovens aprendizes com o objetivo de possibilitar a qualificação profissional destes jovens e inseri-los no mercado de trabalho já com uma experiência profissional.
Juntamente com os produtores rurais associados, o DIF leva a sério a sua responsabilidade social. Por isso, graças a sua organização se tornou uma das primeiras empresas de Bom Jesus da Lapa e região a cumprir a Legislação sobre o direito à profissionalização de adolescentes e jovens por meio do programa de aprendizagem profissional.
O primeiro passo ocorreu com a assinatura do termo de compromisso com a Superintendência Regional do Trabalho na Bahia, no dia 08 de abril deste ano, posteriormente firmou uma parceria com o Instituto João Bittar, que é uma das entidades qualificadoras autorizadas a operacionalizar o programa Jovem Aprendiz com a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, parceiro público.
Para chegar à escolha inicial dos cinco jovens, o processo seletivo foi realizado conforme o art. 66 do Decreto nº 9.579/2018 que prioriza a inclusão de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Nesta quinta-feira (09), os jovens, seus pais e representantes da Secretaria de Assistência Social reuniram-se no Auditório do Distrito para uma cerimônia de apresentação e ouviram uma mensagem de encorajamento dos representantes do DIF na pessoa do presidente do Conselho Administrativo, Sr. Antônio Márcio. Destacou a importância do Programa para o desenvolvimento da vida pessoal e profissional destes jovens e reforçou o compromisso do Distrito Formoso em continuar apoiando ações que transformem vidas de forma positiva, gerando oportunidades.
A ação do Distrito de Irrigação Formoso é pioneira na cidade de Bom Jesus da Lapa, e reforça o seu compromisso com a população lapense.
A expectativa do DIF é continuar esse trabalho para a profissionalização de jovens, e já planeja montar juntamente com o Sindicato dos produtores rurais de Bom Jesus da Lapa uma turma com base na sede do Distrito. Com isso, mais jovens poderão ter oportunidade para encarar o mercado de trabalho.